Samhain
Em Samhain (lê-se Sou-ein) comemoramos o “Ano Novo” de todos os Bruxos, este é o momento em que a Deusa é a Sábia Anciã. Nesta noite o véu entre os mundo é mais fino e a comunicação com o Divino é mais fácil e sensível. Um momento de maior poder dentro da Roda do Ano que é propício para começos e términos.Também é em Samhain o momento mais propício para honrarmos aqueles que estão desencarnados.
"O Samhaim era a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a suas casas para visitar os familiares, para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira. Entretanto, alguns autores acham que não existe nenhuma evidência que relacione o Samahin com o culto dos mortos e que esta crença se popularizou no século XIX."
O sentido do Halloween é nos sintonizarmos com os que já partiram para lhes enviar mensagens de AMOR e harmonia. A noite do Samhain é uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces.
A cor do sabá é o negro, sendo o Altar adornado com maçã, o símbolo da Vida Eterna. Pêra, Avelã, Romã, Grãos, Castanhas e Milho também são bem vindos em um banquete ou altarde Samhaim .O vinho é substituído pela sidra ou pelo suco de maçã. As comidas típicas são Beterrabas, Nabos, Milho, Castanhas, gengibre , Cidra, Vinho Quente e pratos com abóboras e pratos com carne e batatas.
Deve-se fazer muita brincadeiras com dança e música. Os nomes das pessoas que já se foram são queimados no Caldeirão, mas nunca com uma conotação de tristeza! Sempre mentalize nessa data que a Roda continua a girar para sempre. Assim, não há motivo para tristezas, pois aqueles que perdemos nessa vida irão renascer, e, um dia, nos encontraremos novamente, nessa jornada infinita de evolução.
No Altar e nos Quadrantes não devem faltar as tradicionais Máscaras de Abóbora com VELAS dentro. Ervas que podem ser utilizadas são noz-moscada, mirra, menta, patchulli, alecrim, louro.Os cristais adequados para o altar são a Obsidiana, Ônix, granada e hematita.
São costumes de Samhain o uso de Preto e Laranja. E não se esqueça, devemos pensar na Deusa em sua face Anciã.
RITUAL
Prepare um altar com maçãs, romãs, abóboras e outros frutos do fim do outono. Flores outonais como Madressilva e crisântemos também são indicados. O caldeirão deve estar presente no altar. Um pequeno prato com o símbolo da roda de oito aros também deve estar presente.
Escreva num pedaço de papel um aspecto de sua vida do qual deseja livrar-se, um sentimento negativo ou um hábito ruim, doenças. Antes do RITUAL sente-se em silêncio e pense nos amigos e nas pessoas amadas que não mais estão entre nós. Não se desespere. Saiba que partiram para coisas melhores. Tenha firme em mente que o plano físico não é a realidade absoluta, e que a alma jamais morre.
Prepare o altar, acenda as VELAS e o INCENSO , crie o círculo. Invoque a Deusa e o Deus.
Erga uma das romãs e com sua recém lavada faca de cabo branco, perfure a casca da fruta. Remova diversas sementes e coloque-as no prato com o desenho da roda.erga seu bastão ou varinha ou dedo indicador da sua mão do poder, volte-se para o altar e diga;
"Nesta noite de Samhain assinalo sua passagem,
Ó rei Sol através do poente ruma à TERRA da Juventude.
Assinalo também a passagem de todos os que já partiram, E dos que irão posteriormente.
Ó Graciosa Deusa, Eterna Mãe, que dá à Luz os caído, Ensina-me a saber que nos momentos de maior escuridão Surge a mais intensa luz."
Prove as sementes de romã; parta-as com seus dentes e saboreie seu sabor. Olhe para o símbolo de oito aros no prato; a roda do ano o ciclo das estações o fim e o início de toda a criação.
Acenda um FOGO dentro do caldeirão, uma VELA serve. Sente-se diante dele, segurando o papel, observando suas chamas. Diga:
"Ó Sabia Lua, Deusa da noite estrelada,
Criei este FOGO dentro de seu caldeirão para transformar o que me vem atormentando.
Que as energias se revertam:
Das trevas, luz! Do mal, o bem! Da morte, o nascimento!"
Ateie FOGO ao papel com as chamas do caldeirão e jogue-o em seu interior. Enquanto queima, saiba que o mal diminui, reduzindo-se e finalmente o abandonando ao ser consumido pelos fogos universais.
Trabalhos de magia, se necessários podem-se seguir.Pode utilizar métodos divinatórios. Tente meditação de regressão a vidas passada se quiser. Mas deixe os mortos em paz. Honre-os com suas memórias mas não os chame até você. Libere quaisquer dores e sentimentos de perda que possa sentir nas chamas do caldeirão.
Celebre o banquete Simples. O círculo está desfeito.
Atividades:
Meditar sobre projetos para o novo ano;
Queimar pedidos no caldeirão;
Fazer uma lanterna de Abóbora para iluminar o caminho para os espíritos ancestrais;
Oferenda de alimentos no jardim;
Utilização de oráculos;
Fazer Vassouras para limpeza de ambiente ritualístico;
Fazer e consagrar seu Bastão para rituais e ou varinha ou espelho negro, etc...
Fazer uma Corda de Bruxa para te proteger durante o ano;
Acender uma vela laranja na janela para trzer sorte;
Colocar fotos de seus ancestrais no altar.